quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Estou pronto?!

É... o tempo para escrever, infelizmente, tah curto!
A nova rotina de trabalhar e estudar parece que mata todo o tempo, o dia parece não existir!
Acorda, trabalha, almoça e volta pro trabalho, sai do trabalho e vai pra aula, chega da aula e mais um pouquinho de trabalho, depois é cama, e tudo de novo, 5 dias por semana, podendo as vezes ser 6 ou até mesmo 7.
Esse segundo semestre tah me mostrando o quão real é aquela velha função de "nunca diga nunca". Muitas vezes falei que nunca mais iria fazer cursinho novamente, que uma vez tinha sido o suficiente, e onde vou eu todas as noites?! Devolta pra vidinha do cursinho! Felizmente a cabeça evoluiu e amadureceu, e isso faz com que as aulas sejam interessantes e eu possa tirar real proveito do sacrifício físico e monetário que é o cursinho!
Tantas outras vezes falei que jamais deixaria o trabalho me tomar, que jamais passaria pelo que passava meu "chefe-amigo-cunhado", que aquilo era um absurdo. "Hora-extra? Trabalho sábado? Domingo? Madrugada? Nunca! Isso comigo jamais vai acontecer". Ah... doce ilusão de vida de estudante! É fato que nunca passei pelo que vi ele passar (pobre negão, se ferrava geral!), mas hoje muitas vezes acabo tendo que ceder horas preciosas ao trabalho, perdendo um tempo que deveria ser para descansar e aproveitar ao lado daqueles a quem devo dar atenção quando não estou cumprindo meus "deveres de estado". E por essas descobertas, minhas útimas semanas foram realmente estressantes!


1) Dada a seguinte expressão, descubra o valor de "x":

x = (pressão no trabalho) + (medo) + (a "novidade" das aulas) + (falta de tempo de descanço) + (falta de tempo para mim) + (falta de tempo pra família, namorada e amigos) + (sono atrasado)


Quando descobri essa equação, vi que minha vida esta de pernas pro ar, minha cabeça ficou desnorteada, cheguei ao famoso "Eu quero sumir!".
E é nessas horas vejo que o chronos, quando não é bem organizado, se sobrepõem ao kayrós, impede que Deus se manifeste e aja em nossas vidas.
Precisei me estressar e estressar "alguéns", brigar, magoar e ficar magoado, chatear e ficar chateado, chorar, gritar, levar mijada, querer sumir, pra só então ver que a vida não é como imaginamos. Que os tempos de estudante passam, que uma hora viramos adultos, chegamos ao ponto onde as responsabildades são realmente grandes e temos que encará-las, mesmo que as vezes queiramos sair correndo! Então passei a me perguntar constantemente: Estou pronto para assumir tais responsabilidades? Mas como saber quando estamos prontos para passar pelos desafios da vida? Por que estão confiando tal coisa pra mim? Eu consigo?
Só há uma forma... experimentando!
Justo eu, que sempre fui tão auto-confiante, chegando a ser metido, estou experimentando! Vivendo uma fase completamente diferente de todas pelas quais eu já passei. Sâo responsabilidades em cima de responsabilidades, mas que me mostram que estar preparado ou não é uma questão impossível de se avaliar e se prever. Muitas vezes nos julgamos preparados para assumir determinadas funções e/ou situações e quando elas chegam na nossa frente "apertamos", e tantas outras achamos que não vamos dar conta de algumas questões e quando menos esperamos enfrentamos e superamos com muita naturalidade tais desafios.
Hoje meu maior desafio é botar meu chronos em ordem para organizar meus encontros com Deus, para que possam acontecer muitos kayrós na minha vida, no meu dia-a-dia! Mas além disso, existe o desafio de ser um bom filho, um bom irmão, um bom namorado, um bom amigo, um bom integrante de equipe, um bom funcionário, um bom amigo...
E todos os dias eu me pergunto...

Estou pronto?!


2) Com base nos dados apresentado, determine o valor de "y":

y = (pressão no trabalho) + (coragem) + (chronos organizado) + (apoio da família) + (uma maravilhosa namorada)



Os comentários estão abertos pra quem quiser arriscar as respostas...
fiquem a vontade para tentar!