quarta-feira, 20 de agosto de 2008

"Mendigo's Life Style"

Esses dias fiquei sabendo que tomar refrigerante do McDonalds sentado no estacionamento virou coisa de mendigo!!! Pois é, pelo menos esse era o titulo abaixo de uma foto qualquer, em um Orkut por ai, "Mendigo's Life Style". Achei isso, no mínimo, estranho, pois sou de um tempo onde mendigos não tiravam foto, e muito menos tomavam refrigerante no McDonalds.
Vejo que, conforme o tempo passa, alguns valores vão sendo trocados e outros acabam virando "variáveis" de acordo com cada pessoa, como em algumas leis da física, onde tudo depende do referencial adotado.
Dentre esses referenciais, o meu referencial para mendigo sempre foi aquelas pessoas que não tinham trabalho, viviam em condições precárias e, normalmente, sujas e mal vestidas (quando não estavam quase nuas), mas parece que estou ficando ultrapassado, e hoje mendigos, ou pobres podem variar. É mais ou menos assim, se ontem eu usava calça de R$ 200,00 e hoje minha mãe não tem como me dar uma calça de R$ 150,00 estou pobre. Se ontem meu pai tinha um carro do ano e hoje temos que andar de ônibus, estou mais pobre ainda e se hoje eu não tenho dinheiro nem pra comprar mim"lanchinho" no Mc... bom... meu mundo caiu!!!
Felizmente, cresci com uma orientação diferente da juventude atual, e depois escolhi pra mim um referencial fixo, o Cristo. Talvez por isso acho que me impressiono tanto quando percebo que os jovens já não sabem o que é caridade, e o que é realmente ser pobre. Com as experiências que vivi em comunidades carentes, pude ver que a pobreza não está na roupa que se usa, no cheiro que exala, na unha suja ou no nariz escorrendo. A real pobreza está no coração daqueles que sem perceber esquecem a existência de um mundo a sua volta e se fecham em seu mundinho de marcas, grifes, orkut e msn, fechando assim seus corações para aqueles reais mendigos, aquelas pessoas que mendigam não só o dinheiro, mas um pouco de atenção.
Mendigo tomando refrigerante no McDonalds... será efeito da globalização? Ou é minha mente que está muito atrasada?
Me preocupa que, se o chronos seguir correndo, e as pessoas agindo assim, como teremos novos kayros?

"Por ora subsistem a fé, a esperança e a caridade - as três. Porém, a maior delas é a caridade." I Cor. 13, 13


Observações importantes: antes que falem por ai que digo uma coisa e faço outra, eu adoro comer lanche no McDonalds e uso roupas caras (sendo tudo pago com meu dinheiro), meu pai não tem carro e dependo do carro da sogra quando quero sair a noite com a minha namorada.
Ah... e o video-game que tem na minha casa é do meu cunhado. hehehehe