quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Experimentar Deus

Nunca fui muito de sentir as cosias de Deus, na verdade sempre tive dificuldade de ver quando Deus fala comigo, ou quer que eu fale com Ele, porém a música tem facilitado muito esse meu diálogo com Ele. E agora estou escutando minhas músicas no serviço (hoje, Templo Soul - CD ao vivo de 2007, mt bom!), rap e black music, evangélico, com algumas pregações... bem como eu não gosto. Mas é interessante a fé com que essas pessoas exprimem ao falar em Deus, a certeza que demonstram quando falam de suas experiências com Deus.
E agora um cara fala da sua vida, como ela mudou quando conheceu a Crsito, conta que era drogado, e tinha sua vida no fim, até encontrar-se com Deus e experimentar Ele.
Eu sempre esperei grandes coisas visíveis de Deus, e pensava que não viveria grandes experiências com Ele, pois não bebo, não fumo, nunca fui drogado, então me perguntava constantemente: "Pai, como vivenciar uma verdadeira experiência de conversão?"
Mas, o que é uma grande experiência em Deus? O que uma verdadeira experiência de conversão? Como acontece a conversão? Será necessário um fato tão "água e vinho"?
Hoje, depois de alguns anos de caminhada, encontrei respostas para alguns desses questionamentos. E sem mágica, encontrei respostas na minha vida diária. No meu cotidiano pude entender e ver que a conversão pode se dar em pequenos fatos, em moemntos quase que impercetíveis. Que não é necesário irmos ao fundo do poço e de lá ser resgatados para ter uma experiência profunda com Deus.
As verdadeiras experiências com Deus, se dão internamente, não necessitam ser visíveis aos olhos do homem, e sim precisam ser sentidas por aquela pessoa que quer conhecer e viver em Deus. Pra isso necessiamos usar uma palavra simples, monosilábica: o SIM!
Basta darmos um SIM para Deus agir em nossas vidas que a conversão será um fato automático. A partir do instante em que decidimos dar esse SIM de coração aberto, que nos despojamos de nossas vidas para viver uma vida em Cristo Jesus, Deus então começa a agir em nós, especialmente através de seu Santo Espírito que em nós irá habitar. Mas tem que ser um sim verdadeiro, não o sim que tu acha suficiente, o sim suficiente não é o bastante. Deus só se faz presente quando SIM é real, é verdadeiro.
Como falei, nunca usei drogas, não bebo e nem por isso necessito, diariamente, de um trabalho de conversão. Ao dar um sim real a Cristo comecei a ver o quão repleto de falhas e defeitos eu sou, e como essas coisas fazem mal para mim e para aquelas pessoas com quem convivo. Então pude ver que nesses meus defeitos posso ver o agir de Deus, a cada vez que eu reconheço que errei e busco corrigir minhas falhas, ali Deus está agindo.
A maconha, a cocaína, o álcool viciam e matam... mas no meu caso o egoísmo e a arrogância eram quem estavam me matando. Se não físicamente, espiritualmente sim. Como posso eu querer ser um homem de Deus se levo comigo defeitos tão graves que a cada dia mais se acentuam nesse "mundo canibal"?
Nos últimos meses tenho tido muitas experiências ruins devido a esses meus defeitos, essas minhas fraquezas. Porém, depois de muito levar na cabeça e não querer abrir os olhos para essas coisas, uns anjos tentam mostrar-me o quão errado sou nisso tudo.
Esses anjos sofrem comigo, sofrem por mim, e por minha culpa, mas são agentes fundamentais nas minhas experiências de Deus. É graças a esses anjos que hoje vejo como Deus se faz presente em minha vida desde o momento em que eu acordo, até a hora de me acordar para um novo dia, sem me deixar nem mesmo na hora em que vou dormir.


Sem Ti
Tudo perde a razão
Apesar do que consegui
Há um vazio no coração

Oh, Deus
Eu não quero mais fugir
Hoje eu peço perdão
Por tudo que cometi

Nada mais me impedirá
Meu passado ficou pra trás

Deixo tudo e vou ao Teu encontro
Um minuto sem Ti
Não consigo ficar
Eu só penso em tocar o Teu rosto
Quero Te adorar
E o que há de melhor em mim
Quero Te dar

Minha casa, minha família
Quero Te entregar

Deixo tudo e vou ao Teu encontro
Um minuto sem Ti
Não consigo ficar
Eu só penso em tocar o Teu rosto
Quero Te adorar
Com toda a minha força eu quero engrandecer
O Teu nome.

Deixo tudo e vou ao Teu encontro
Um minuto sem Ti
Não consigo ficar
Eu só penso em tocar o Teu rosto
Quero Te adorar

Os meus sonhos
Quero Te dar
Tudo o que tenho
Tudo o que sou
Quero Te dar
O meu louvor
Adoração
Quero Te dar
A minha vida
O que há de melhor em mim
O que há de melhor em mim - Templo Soul



Observações importantes: tenho 8 anos de caminhada na Igreja, e só depois de 7 anos fui entender o que é um SIM verdadeiro. Muitos anos vivi minha fé superficialmente, achando que o fato de dar palestras e falar de Deus para os outros era suficiente. Porém precisei aprender a vivenciar Cristo para entender que não basta falar dEle para os outros se não fizer da minha vida, uma vida em Cristo. Depois de muito apresentar Jesus para os outros tive que começar a me apresentar pra Ele, com minhas fraquezas e falhas humanas.