quarta-feira, 14 de abril de 2010

Irreversível!

Ontem foi dia de trocar as músicas do celular, variar a playlist. Acredito que o som que ouvimos nem sempre reflete a fase que vivemos, até porque se fosse assim eu seria eternamente um pagodeiro descornado, outros seriam eternamente emos depressivos, roqueiros rebeldes e assim por diante, mas o que escutamos tem o poder de alterar totalmente nosso humor. Então em busca de sons que acompanhassem minha fase alto astral consegui duas pastas, uma com músicas variadas e outra com o álbum ao vivo do CPM 22. Beleza, até então esse post tá uma enrrolação, sem conteúdo.
Mas é no álbum do cpm que eu encontrei uma frase digna de uma meditação mais profunda. Na faixa 06 escutei a seguinte frase: "Porque gostar de alguém vai ser sempre assim, irreversível!"
Num primeiro momento essa frase me causou um peso no estômago, seria isso mesmo? Estaria o homem fadado a sofrer de amor eternamente após gostar de alguém? Aquela frase me proporcionou bons minutos viajando em meus pensamentos e tentando entender aquela frase. O resto da música já não me importava, apenas aquela frase me fazia pensar e refletir, o resto não passavam de palavras que entravam por um ouvido e saiam pelo outro.
Depois de muito me debater e querer lutar contra aquela afirmação tive que me render, realmente gostar de alguém é irreversível, mas não imutável. Ou seja, não é nessário ao homem sofrer de amor por gostar de alguém, basta tentar olhar pra onde corre esse gostar. Podemos gostar de alguém por muito tempo com um interesse que vai muito além da amizade, mas esse sentimento pode um dia se transformar, e o que parecia ser um amor eterno, que deveria acabar no altar com uma grande festa, transforma-se num sentimento fraterno, onde o que mais importa é a amizade e a felicidade daquela pessoa que por algum tempo foi mais que amiga. No começo tudo isso é muito estranho, a gente recai, acha que viajou, leva um não, chora, sofre, leva mijada, até que começa a racionalizar um pouco mais as coisas e ver que realmente o melhor, ao menos naquele momento, seria não insistir naquilo que talvez já não fosse o que a gente gostaria que fosse.
Normalmente a aceitação é zero, ninguém acredita que o sentimento tenha mudado, e por mais que se tente explicar as coisas, não há explicação lógica em um primeiro momento. Como podem todos os sonhos desmoronar? Como podem todos os planos serem deixados pra trás? Não sei... não há explicação. Mas há a certeza de que a decisão tomada foi pra evitar um sofrimento ainda maior no futuro. Pode ser que depois de alguns meses, ou alguns anos, os sentimentos se alterem novamente e os planos sejam retomados, e os sonhos tornem-se realidade, ou ainda, pode ser que isso nunca mais aconteça, que a história tenha tido mesmo seu ponto final naquele dia e pro resto da vida fiquem guardados na memória os bons momentos, tudo que foi feito, e até mesmo do que não foi feito, mas não foi esquecido. E a afirmação então se faz verdadeira, gostar de alguém pode ser realmente irreversível.


Foto: uma bela noite, um bom churrasco, um aniversário especial, 
vizinhos reclamando, e no meio disso tudo, um novo amigo! 
Momentos que ficarão para sempre na lembrança!